Dr. Álvaro Silveira

 O Dr. Álvaro Hermínio da Silveira Machado Filho atua como pneumologista em Curvelo/MG. Possui Título de Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT, e Associação Médica Brasileira - AMB.   Atende a particulares e convênios.

Está inscrito no CRM-MG sob o nº 48351, com Registro de Qualificação de Especialista em Pneumologia Nº 31349.

 

Dr. Álvaro Silveira

Formação: 

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Clínica Médica - Hospital Universitário Clemente de Faria - Montes Claros/MG

Pneumologia - Hospital Madre Teresa - Belo Horizonte/MG

Título em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT

Certificação em Espirometria / Prova de Função Pulmonar pela SBPT

 

 

Convênios atendidos:

• UNIMED

• CEMIG SAÚDE

 

 

Endereço:

CLÍNICA BIOFÍSICO

Rua Bueno Brandão, 136, Sl 201, Centro, Curvelo-MG CEP 35790-000

Contato: (38) 3722-5202

 

 

Pneumologia
O Pneumologista é o médico especialista em doenças pulmonares e respiratórias, desde o seu diagnóstico, acompanhamento e tratamento, além da investigação de sintomas como tosse e falta de ar. É também habilitado na realização e interpretação de exames de função pulmonar, sendo o principal deles a Espirometria. 

 

Dentre as doenças tratadas pelo pneumologista destacam-se: 

• Apneia do sono

• Asma (bronquite asmática)

• Bronquiectasia
• DPOC (também conhecido como enfisema pulmonar)
• Doenças intersticiais (ex: fibrose pulmonar, silicose)
• Embolia e Hipertensão Pulmonar
• Infecções pulmonares (ex: pneumonia, fungos, H1N1)
• Tabagismo
• Tuberculose

Espirometria

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. A palavra espirometria vem do latim spirare = respirar + metrum = medida, e por isso é escrita com "s" e não com "x", como às vezes observamos. O termo foi criado em 1789 por John Hutchinson, antes mesmo do eletrocardiograma, exame bem conhecido do público geral. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões, sendo um exame não invasivo e indolor.

 

O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

 

A interpretação deste exame exige conhecimento de fisiologia e da mecânica respiratória humana e de doenças relacionadas ao pulmão. Mediante avaliação, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia certifica médicos pneumologistas a laudar os exames.

 

Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose cística, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espirometria periodicamente. O seu exame de espirometria serve para avaliar o efeito do tratamento médico em sua doença.

 

Passo a passo do exame

Um profissional orienta o paciente sobre as etapas que devem ser feitas durante o teste. Mas em linhas gerais, funciona da seguinte maneira :

 

Sentado, o paciente deverá respirar através de um bocal conectado ao espirômetro. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o nariz enquanto o paciente respira pela boca.

O médico/técnico pode pedir:

1) Encher o peito completamente.

2) Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o médico/técnico peça para você repetir o processo.

3) O paciente deverá repetir o sopro pelo menos 3 vezes.

4) Provavelmente também será necessário assoprar lentamente algumas vezes.

5) Após a finalização desta primeira parte, o médico/técnico pode pedir que o paciente use um “spray” broncodilatador e o teste será repetido novamente após 15-20 minutos.

Rua Bueno Brandão, 136 - Centro, Curvelo/MG

Tel: (38) 3722-2350   (38) 3722-7636   (38) 3722-4491

Desenvolvido por: